O site naomeperturbe.com.br permite, de forma fácil e gratuita, evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) e pelas Instituições Financeiras (operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado). A iniciativa é fruto de um acordo entre operadoras e a Anatel para “padronizar o uso deste mecanismo [telemarketing], em alinhamento com o crescente debate do tema pela sociedade e em respeito ao cidadão” informa o site.



Quem cadastrar o número na plataforma terá trinta dias para parar de receber chamadas deste cunho. Caso isso não aconteça, o usuário deve abrir um chamado no próprio site informando o problema.


O Procon tem um serviço parecido que bloqueia chamadas de telemarketing, porém, este só funciona nos estados que possuem a Lei Não Perturbe — diferente da lista da Anatel que tem abrangência nacional.
Saiba como se cadastrar na lista Não Me Perturbe

1. Faça um cadastro com nome, e-mail e CPF.






2. Adicione o número, ou os números, com a mesma titularidade do CPF cadastrado à lista e escolha quais operadoras deseja bloquear.




3. Espere até trinta dias para o bloqueio ser executado e gerencie seus números.


   

Descadastro


No site é possível fazer o descadastro de um número para voltar a receber chamadas de telemarketing. Esse procedimento é simples, basta ir em Cadastro > Solicitar desbloqueio > selecionar a conta. É aconselhável que isso seja feito quando o usuário trocar de número.

Na área “Consultar” é possível ver todos os números cadastrados dentro do mesmo CPF e verificar quais operadoras estão bloqueadas.

O site possui um canal de comunicação para dúvidas.